No post de hoje, reunimos os 10 quadros mais famosos do mundo, criados por pintores de diferentes épocas e países. Mesmo se você não é um grande apreciador de arte, muito provavelmente já teve a chance de ver alguma dessas obras pela TV ou Internet. Vem conferir!
1. Monalisa – Leonardo Da Vinci

Monalisa, também conhecida em italiano como La Gioconda, é uma das obras mais proeminentes e famosas de Leonardo Da Vinci, uma das figuras mais eminentes do Renascimento italiano.
A carreira de Da Vinci começou em 1503, e foi com essa obra que o artista melhor concebeu a técnica de sfumato (técnica artística usada para gerar suaves gradientes entre as tonalidades). A Monalisa é um dos quadros mais famosos do mundo.
2. A Criação de Adão – Michelangelo Buonarroti

A Criação de Adão é um afresco de 280 cm x 570 cm pintado por Michelangelo Buonarroti, por volta de 1511. A belíssima obra de arte está pendurada no teto da Capela Sistina, no Vaticano. Essa cena representa um episódio do Gênesis em que Deus criou o primeiro homem: Adão.
Deus é retratado como um homem velho com barba, envolto em um manto que ele compartilha com alguns dos anjos. Seu braço esquerdo abraça uma figura feminina, geralmente lida como Eva (na verdade, Lilith).
3. Medusa – Caravaggio

Medusa é uma pintura a óleo de Michel Angelo Merisi da Caravaggio, também conhecido simplesmente como Caravaggio. Duas versões foram pintadas, a primeira em 1596 e a outra em 1597.
4. As Meninas – Diego Velázquez

As Meninas é uma pintura de 1656 do espanhol Diego Velázquez, o principal artista da Idade de Ouro espanhola. Atualmente, a obra encontra-se no Museu do Prado, em Madrid.
A composição misteriosa e complexa da obra levanta questões sobre realidade e ilusão, criando uma relação indeterminada entre o observador e os personagens retratados.
5. A Ronda Noturna – Rembrandt

A Ronda Noturna é uma pintura a óleo do pintor holandês Rembrandt, pintada entre 1639 e 1642. A obra mede 380 cm de altura e 454 cm de largura, e mostra a Guarda Cidadã de Amsterdã sob o comando do capitão Frans Banning Cocq.
6. Guernica – Pablo Picasso

Medindo 349 cm de altura e 776,5 cm de comprimento, “Guernica” é uma das obras mais famosas de Pablo Picasso, pintada a óleo em 1937, e é uma espécie de “declaração de guerra e violência contra a violência”. A pintura não é apenas um símbolo da Guerra Civil Espanhola, mas também um símbolo da luta mundial contra o militarismo e a liberdade humana.
7. Decapitação de João Batista – Caravaggio

Outra obra de Caravaggio na nossa lista, A Decapitação de São João Batista é uma pintura a óleo do pintor italiano criada em 1608. Criada por Caravaggio sob o patrocínio dos Cavaleiros de Malta, esta obra é considerada uma das obras-primas do pintor e uma das obras mais importantes da pintura ocidental.
8. O Massacre dos Inocentes – Peter Paul Rubens

Le Massacre des Innocents, em português “Massacre dos Inocentes” ou mesmo “Massacre dos Santos Inocentes”, é uma famosa pintura do artista barroco Peter Paul Rubens criada entre 1636 e 1638, sendo uma das mais importantes pinturas a óleo sobre madeira.
9. A Escola de Atenas – Rafael

A Escola de Atenas é uma das pinturas mais famosas do artista renascentista italiano Rafael e representa a Escola de Atenas. Foi pintado na Stanza della Segnatura entre 1509 e 1511 por encomenda do Vaticano. A pintura foi descrita como “a obra-prima de Raphael, e uma personificação perfeita do espírito clássico do Renascimento”.
10. Os fuzilamentos de três de Maio – Goya

O Carrasco do Monte Pio Principe ou A Execução em 3 de maio, é uma obra do pintor espanhol Francisco de Goya. A pintura, datada de 1814, mede 2,68 x 3,47 metros e agora está no Museu do Prado, em Madri.
Por fim, não saia antes de ler: Os 10 vulcões mais ativos do mundo