Segundo dados do IBGE, existem cerca de 52 milhões de cães de estimação no Brasil. Contudo, existem algumas raças que moram nos corações dos brasileiros. Juntamos dados de classificação do censo da plataforma de hospedagem de cães Dog Hero’s e uma pesquisa do Instituto Qualibest para compilar uma lista das 10 raças de cachorro mais queridas do Brasil. Confira!
Vira-Lata/SRD

De acordo com as pesquisas, o cachorro Sem Raça Definida (SRD, sigla usada pelos veterinários) é o mais querido do Brasil. Isso porque o vira-lata dá menos despesas ao dono do que um cachorro de raça, isso explica a popularidade dele no nosso país.
Beagle

O famoso cachorro que serviu de inspiração para criar Snoopy, do desenho Charlie Brown, era um Beagle, cachorro de porte médio que se originou no Reino Unido. E para surpresa de muita gente, o Beagle é na verdade um cão de caça, usado principalmente para a caça de lebres, uma atividade conhecida como beagling.
Border Collie

A raça Border Collie é considerada a mais inteligente do mundo, sendo criada principalmente para o pastoreio, por isso é uma das raças de cachorro mais queridas do Brasil. Além disso, os Border Collie conseguem identificar cerca de 1.200 objetos, além de entender até 165 palavras e sinais.
Yorkshire

O cachorro mais famoso entre as celebridades é também um dos mais queridos do Brasil. E não é para menos, já que o cão é muito fofo, de porte pequeno e pelos sedosos. Além disso, os pelos não param de crescer, e se assemelham bastante aos cabelos humanos.
Golden Retriever

Amável, dócil e brincalhão, o Golden Retriever é bastante utilizado em terapias e como guias para cegos e cadeirantes. O Golden é tão dócil que não é utilizado como cão de guarda, pois são brincalhões com todos, e não só com o dono.
Lhaso Apso

Há 500 anos, o Lhaso Apso apareceu como o guardião dos mosteiros tibetanos. É considerada uma raça sagrada porque os espíritos dos antigos lamas residiam nesses cães. Na década de 1930, o Dalai Lama deu a um casal americano uma ninhada, e os cachorrinhos se espalharam por todo o continente.
Pinscher

Os Pinschers são sempre confundidos com os Chihuahuas, isso porque ambos são pequenos e nervosos. A diferença entre eles é que o Pinscher tem o pelo curto, além de ter cores que vão do caramelo ao ouro. É preciso ter cuidado antes de abraçar um pinscher, pois os ossos desta raça são frágeis e podem quebrar facilmente.
Labrador

O Labrador Retriever foi criado no Canadá no século 19 e é um dos cães mais populares do mundo, além de ser uma das raças mais queridas do Brasil. Sempre muito gentil, amigável e obediente, destaca-se hoje como um excelente cão de família, mas décadas atrás era muito utilizado como “cão de pesca”.
Rottweiler

Criado por açougueiros na área de Rottweil, ele trabalhou com gado e logo se tornou um eficiente cão de guarda e pastor, além de um cão líder. Devido à sua utilidade, tornou-se popular no mundo todo no século 20. Um fato interessante é que o Rottweiler tem a mordida mais forte do mundo.
Poodle

Por fim, temos o Poodle, uma raça com muitas características legais e famoso por sua inteligência, ficando atrás apenas do Boder Collie nesse quesito. Somando esse talento à sua tradicional pelagem encaracolada, o cãozinho se tornou um dos mais famosos do Brasil e do mundo. Outra característica dos Poodles é que eles possuem quatro portes diferentes: Grande, Médio, Anão e Toy. Apesar dessa diversidade, o Poodle é um cão sempre fiel ao seu tutor e muito obediente.
Afinal, o que você achou dessa lista? Deixe sua opinião nos comentários.