Sangramento na gravidez: 4 causas desse sintoma

-

O sangramento na gravidez nem sempre é indicativo de problemas sérios. Entretanto, é preciso ser avaliado pelo médico-obstetra assim que ocorrer. Isso porque, em alguns casos, ele também pode ser grave. O risco à gravidez, decorrente do sangramento vaginal, pode variar também de acordo com o período da gestação.

No primeiro trimeste, por exemplo, ele é mais comum. Já no segundo e no terceiro ele é preocupante, podendo ser indicativo de problemas mais sérios. Por isso, é preciso estar sempre atenta ao sinais. Afinal, as mudanças decorrentes da gravidez demandam sempre atenção e cuidado.

Se você quiser saber mais sobre o tema, continue lendo. Nós reunimos abaixo algumas explicações mais comuns para o sangramento da gravidez. Venha conferir!

Aborto espontâneo

O sangramento na gravidez, sobretudo no primeiro trimestre, merece muito atenção. Isso porque é um dos indicativos mais frequentes de aborto espontâneo. O sangramento normal é de tom rosado, dura cerca de dois dias e ocorre na primeira quinzena da gestação. Por isso, é comum a mulher sentir cólicas neste período, sendo um indicativo da própria gravidez.

Entretanto, quando o sangramento for de cor escura, amarronzado ou avermelhado, pode ser um sinal de aborto espontâneo. Principalmente, se vier acompanhada de náuseas e cólicas. Por isso, nos primeiros meses de gestação, fique atenta! Ao menor sinal, procure por seu médico.

Infecção urinária

A infecção urinária é um problema que acomete grande parte das mulheres, de forma geral. Quando acontece na gravidez, ela pode ser anunciada pelo sangramento vaginal.

As infecções no trato urinário são mais comuns no início da gestação. Seus principais sinais são vontade frequente de urinar, ardência ao urinar e a presença de um pouco de sangue na urina. O tratamento se realiza com medicamentos e com o consumo de bastante água por dia, o que é calculado de acordo com seu peso corporal. Assim, para cada 1kg corporal são 40 ou 50 ml de água.

Caso a mulher grávida não se procure tratamento, a infecção urinária poderá evoluir para infecção renal mais grave. Isso pode gerar fortes dores nas costas, febre e náuseas. Por isso, não deixe de procurar pelo seu médico, se isso lhe ocorrer.

Gravidez ectópica

A gravidez ectópica é um problema sério e deve ser tratado com urgência. Conhecida também como gravidez tubária, ela causa o desenvolvimento do embrião fora do útero. Isso causa cólicas intensas de um só lado da barriga, nos casos mais sensíveis, sangramento vaginal.

Por isso, não hesite em procurar pelo seu profissional se o seu sangramento estiver associado a cólicas, náuseas e desmaios.

Deslocamento da placenta

O deslocamento da placenta pode colocar em risco a vida da gestante. Trata-se de uma das principais causas de sangramento no terceiro trimestre da gestação. Qualuer mulher grávida está suscetível ao deslocamento da placenta, porém, ela é mais comum em mulheres que apresentam fatores de risco relacionados à circulação sanguínea, como tabagismo e pressão alta.

O sangramento vaginal é um dos seus principais sintomas, junto com as dores na lombar e na região abdominal. Caso suspeite, procure por um médico para confirmar o diagnóstico o mais rapidamente possível.

O que achou dessa lista de 4 causas do sangramento na gravidez? Deixe seu comentário!

Veja também: 4 causas de cólica na gravidez.

Posts relacionados

Responder

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga-nos

410SeguidoresSeguir
Publicidade

Mais posts