As séries que nós reunimos aqui vão dar um nó em sua cabeça, mas prometemos que valerá a pena. Além do enredo complexo e diferentão que algumas delas têm em comum, há também um outro fator potente que está presente em toda série marcante: narrativa! A história que se conta em cada uma das séries que nós selecionamos é de fazer você se questionar para além da ficção. São propostas de subversão da ordem “lógica” das coisas. Por isso, existe um clima distópico em cada uma delas.
E isso, por si só, já é capaz de nos balançar, pois não estamos preparados para lidar com reflexões e arranjos sociais tão diversos do que estamos acostumados. Mas olha… não espere por cenários com tons escuros, com pessoas sendo degoladas e com disputas medievais de território. Você irá se surpreender muito com a nossa seleção nesse ponto. O nó existirá porque você vai se envolver de tal forma que, ao final, irá se perguntar: e se?
Então, se é essa a sensação que você está procurando, venha conferir nossas indicações de séries que vão dar um nó em sua cabeça!
Sense 8

Vamos começar por essa para que você possa viajar e se divertir também! Sense 8 é uma série sobre 8 pessoas que se conectam física, mental e emocionalmente. Só daí você já pode imaginar o que vem, né? Cada personagem é muito original, e tem uma história à parte que daria uma série inteirinha! Há muita diversidade, contendo dois integrantes LGBTQIA+, que são Lito, ator mexicano e alívio cômico da série, e Nomi, transexual e lésbica, que protagoniza um amor poderoso com Amanita que, apesar de não fazer parte do grupo, é um mulherão da porra e abraça a causa dos sense 8. Além disso, há cenas quentes, que marcaram a série, e muita militância LGBTQIA+. Com certeza, essa série vai dar um nó em sua cabeça, vai te divertir e também emocionar!
Dark

Começando pela série que causou rebuliço nas redes sociais em 2019. Dark é um série da Netflix que, apesar do nome, não é de terror, e se passa em uma cidade fictícia, chamada Winden, na Alemanha. A informação mais relevante para você sobre essa série é que ela se trata de viagem no tempo, mas não só. A série aborda uma discussão a respeito da não linearidade do tempo. Ou seja, passado, presente e futuro não necessariamente seguiriam uma ordem linear, de modo que não somente o passado e o presente influenciam o futuro, mas o futuro também poderia influenciá-los. E isso, associado à possibilidade de viajar no tempo, resulta, na série, em subnarrativas intrigantes, como jogos de poder e muita manipulação. E, ao terminar a série, você nunca mais dirá que está sem tempo… porque você não tem o tempo, é o tempo que te tem!
Bojack Horseman

Uma animação que de bobinha não tem nada. Bojack Horseman é uma série que tem com personagem principal um cavalo problemático, alcoólatra e autocentrado, o astro de cinema Bojack. Apesar de não ter cenários que fujam muito da ficção comum de desenhos, os diálogos, as narrativas e as subtramas que fazem parte desta série são capazes de fazer nossa cabeça dar um nó, simplesmente, porque você vai descobrir que Bojack pode ser você. E essa identificação te levará a humanizá-lo e até a se afeiçoar a ele. Além disso, outros personagens emblemáticos, como Todd, Princess Carolyn e Diane, também mexerão muito com você.
Em suma, é uma série que fala sobre relacionamentos, autocuidado, dependência emocional, responsabilidade afetiva, consequências das escolhas que fazemos e, sobretudo, autorresponsabilidade. Há um alívio cômico no meio de tudo isso, é claro. Por isso também, vale muito a pena assistir!
The Midnight Gospel

Esta série, que também é uma animação, pode ser compreendida como o amadurecimento da série anterior. Por isso, é a que tem o maior potencial de dar um nó de marinheiro em sua cabeça! Você nunca viu algo parecido. Garantimos! Veja só, em resumo respeitoso, a série é protagonizada por Clancy, que tem um podcast no Espaço e, por meio de sua máquina de simulação, consegue viajar para outros lugares e escolher as experiências que quer viver, realizando entrevistas com quem encontra no caminho. Os diálogos com esses entrevistados são os mais variados possíveis e guardam uma coisa em comum: densidade! Outra coisa densa da série é o cenário, que tem uma pegada psicodélica.
Por isso, você terá um pouco de dificuldade em prestar atenção nas duas coisas ao mesmo tempo, porque é muita informação. Mas garantimos: você nunca viu nada parecido! Com certeza, essa série vai dar um nó em sua cabeça e, melhor, talvez, você não queira desatá-lo.
Ah, uma curiosidade interessante é que os diálogos que você irá ouvir foram retirados do podcast de Duncan Trussel, criador da série. Ele realizava entrevistas com figuras diversos aqui fora e depois extraía esses áudios para a série. O resultado é impressionantemente bom e original! Apenas assista pra ontem!