O trabalho em equipe eficiente é algo fundamental para o sucesso de qualquer atividade, seja empresarial, política, social, etc. Isso porque o trabalho em equipe pressupõe que todos estejam não olhando para a mesma direção, mas caminhando para o mesmo objetivo. Assim, cada um olha pra o ângulo que lhe incumbe olhar, diversificando as visões, e caminhando no mesmo caminho.
Sem dúvidas, saber trabalhar de forma conjunta é algo que, principalmente, as empresas valorizam bastante, em razão do reflexo dessa prática nos bons resultados da organização. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de como desenvolver um trabalho em equipe eficiente. Confira as principais!
1. Saiba escutar de forma ativa
Ouvir alguém não significa apenas se calar enquanto o outro fala. Ouvir, efetivamente, alguém é se calar enquanto ele fala e, sobre os pontos por ele levantados, responder, ponderar, refletir. É muito comum constatarmos essa prática, sobretudo nos trabalhos em equipe empresariais, em que as pessoas disputam o protagonismo. Por isso, ela já é bastante naturalizada.
Mas é preciso pontuar que algo naturalizado não necessariamente é algo a ser cultivado e mantido. Portanto, se você quiser desenvolver um trabalho em equipe eficiente, no qual as pessoas realmente se conectem e se complementem, o primeiro passo é saber ouvir ativamente.
2. Tenha pensamento crítico
O pensamento crítico é o ponto de partida e de chegada de toda inteligência. Quando presente na autogestão de pessoas, ele é capaz de potencializar os resultados do grupo, na medida em que a criticidade dá espaço ao contraponto e este, por sua vez, expande e diversifica as opiniões.
Por isso, o pensamento crítico é algo indispensável ao trabalho em equipe eficiente.
3. Tenha postura propositiva
Decorrência lógica do pensamento crítico, a postura propositiva é o resultado imediato da escuta ativa. Isso porque, quando a pessoa com escuta ativa ouve a outra, ela elabora em cima do que ouviu, assumindo uma postura de desenvolvimento, de proposição.
Por isso, para ter um trabalho em equipe eficiente, você precisa ser propositivo. Assim, na hora de discordar de algo, ao invés de pontuar seus defeitos, parta das qualidades. É dessa forma que se potencializam os resultados de um grupo.
4. Seja proativo
Qualidade rara, apesar da competição predatória no mercado de trabalho, a proatividade é altamente valorizado no mundo corporativo. Isso porque o que está por trás de uma pessoa proativa é o senso de responsabilidade e compromisso com a organização.
Uma pessoa proativa ultrapassa de forma consciente e responsável as suas atribuições, antecipando-se a potenciais situações, sejam problemáticas ou não. Além disso, uma pessoa proativa é exemplo para o grupo e exemplo é referência, referência é liderança! Portanto, se você precisa potencializar a eficiência do seu trabalho em equipe, invista na proatividade!
5. Pratique comunicação não violenta
A comunicação não violenta é uma forma de expressar que leva em consideração o protagonismo das palavras no processo comunicativo. Mas de que forma? Selecionando um vocabulário não violento, acolhedor e propostivo.
Por exemplo: se, em seu grupo, você se depara com alguém que não fez a tarefa da forma como deveria fazer, em vez de dizer algo como “você errou, faça de novo”, prefira dizer “precisaremos rever esses pontos”.
Percebe a diferença? Pode parecer pouco, porque é sutil, mas a comunicação é um dos elementos mais importantes de um grupo. Por isso, deve ser valorizado, a fim de que se alcance um trabalho em equipe eficiente.