Além de paisagens naturais, o nosso país também possui lindas trilhas de caminhadas. Além de trazer benefícios à saúde, a caminhada permite contato com a natureza, principalmente para aqueles que podem praticar o exercício em áreas arborizadas. Pensando nisso, preparamos essa lista com as 5 melhores e mais famosas trilhas de caminhada do Brasil.
1. Trekking do Vale do Pati (Chapada Diamantina)

A Trekking do Vale do Pati é considerada a trilha de caminhada mais bela do Brasil e da América do Sul. Essa trilha abrange uma área do exuberante Parque Nacional da Chapada Diamantina da Bahia, passando por muitas das mais incríveis paisagens, incluindo vales, montanhas, cachoeiras e piscinas naturais, Mata Atlântica e muitas outras belezas que existem na região. Apesar de ser um percurso um pouco difícil e cansativo devido à sua extensão de 70 quilômetros, é uma aventura muito gratificante e entrega paisagens deslumbrantes.
2. Travessia Petrópolis (Petrópolis)

Outra trilha de caminhada que é considerada uma das mais belas do Brasil, é a Travessia Petrópolis. Além de muito tradicional e popular entre os caminhantes, esse cruzamento liga duas cidades do estado do Rio de Janeiro (Petrópolis e Teresópolis). A caminhada é longa, mas com belas paisagens. A caminhada de 30 quilômetros pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos pode levar até três dias para ser concluída, então é muito trabalho físico e não é para inexperientes.
3. Trekking no Rio do Boi (Aparados da Serra)

O Parque Nacional Aparados da Serra possui uma interessante localização, ficando na fronteira natural entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e é o limite vertical da Serra Geral (formações rochosas que cobrem Brasil, Uruguai e Argentina). Portanto, a trilha do Rio do Boi passa por todos esses encantos em um percurso de 8 km, que exige atenção durante a caminhada, que se forma entre as rochas dentro do famoso cânion da região (Cânion Itaimbezinho) e, finalmente, você pode ver de perto cachoeiras, Andorinhas e o famoso Véu da Noiva.
4. Trilha do Ouro (Serra da Bocaina)

Uma das principais e mais interessantes trilhas do Parque Nacional da Serra da Bocaina, na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, a Trilha do Ouro é um antigo caminho colonial construído pelos índios no século XVII para drenar as águas do ouro de Minas Gerais; hoje, é um local pitoresco e famoso, cheio de história e belezas naturais. A trilha atravessa a Serra da Bocaina de ponta a ponta em um percurso de cinquenta quilômetros de dificuldade moderada. Embora não seja tecnicamente difícil, esta é uma caminhada extensa com duração de 3 dias e atravessando áreas com terreno acidentado.
5. Travessia da Ponta da Joatinga (Paraty)

A Ponta da Joatinga é uma península localizada em Paraty, sul do Rio de Janeiro, que leva à Vila de Laranjeiras perto de Trindade, seguindo um belíssimo percurso por montanhas, praias desertas, cachoeiras e vastas áreas protegidas intocadas pela Mata Atlântica. Esta travessia pode levar três dias para ser concluída, pois é uma caminhada que vai de moderada a difícil, dependendo do seu nível de experiência. Entretanto, a paisagem que você encontrará ao longo do caminho é tão bonita que você não vai querer que essa aventura termine nunca.
Por fim, veja também: 5 curiosidades sobre o restaurante que fica a mais de 500 metros de altura