Fazer uma viagem internacional é o sonho de todo viajante. Isso porque, apesar de o Brasil oferecer inúmeras opções de destinos maravilhosos, a ideia de conhecer o mundo é sempre um atrativo. Afinal, quem não quer conhecer lugares novos e culturas diferentes? Mas, infelizmente, existem algumas burocracias que antecedem uma viagem internacional e que podem acabar causando um pouco de dor de cabeça nos marinheiros de primeira viagem. Por isso, reunimos aqui algumas dicas para quem vai sair do Brasil pela primeira vez. E aí, ficou curioso? Então, venha conferir!
1. Escolha o seu destino

Pode parecer óbvio, mas o primeiro passo para fazer uma viagem internacional é escolher o seu destino. É a partir dessa escolha que você poderá resolver outras questões, a exemplo da compra das passagens e da emissão da documentação necessária. Entre os destinos mais procurados pelos brasileiros que vão fazer sua primeira viagem para fora do país, temos: Buenos Aires; Montevidéu; Santiago; Lisboa; Cancún; Paris; Miami; e Orlando. Mas não se prenda a essa lista. O céu – literalmente – é o limite!
2. Reúna a documentação necessária

Independente do seu destino, emitir um passaporte é indispensável. Ele é uma espécie de identidade internacional, que é exigida para entrar em quase todos os países. Se você quiser saber qual o procedimento necessário para emitir o seu passaporte, basta acessar o site da Polícia Federal e conferir todas as instruções. Além disso, é importante conferir se o lugar para onde você está indo exige visto, pois essas providências devem ser feitas com antecedência, a fim de que você receba a tempo da sua viagem.
3. Contrate um seguro de viagem

Alguns países exigem a contratação de um seguro de viagem internacional como requisito para a entrada no país. No entanto, mesmo que o seguro não seja obrigatório no seu lugar de destino, nós recomendamos que você contrate. Afinal, imprevistos podem acontecer a qualquer momento e em qualquer lugar! Assim, com um seguro de viagem, você não precisará se preocupar caso adoeça ou sofra algum acidente durante o seu passeio.
4. Atualize a sua carteira de vacinação

Além do passaporte, do visto e do seguro de viagem, a depender do seu destino, também pode ser necessário tomar algumas vacinas. Por isso, não esqueça de conferir os regulamentos do país que você vai visitar, a fim de que você possa se antecipar em relação a isso. E, ainda que as vacinas não sejam obrigatórias, elas são muito recomendadas, afinal, você estará em ambientes com várias outras pessoas, como aviões e pontos turísticos. Uma das principais vacinas exigidas atualmente é a vacina contra o Covid-19.
5. Veja a cotação da moeda local

Seja euro, dólar, peso argentino, libra ou qualquer outra moeda, é fato que você precisará fazer o câmbio para a moeda do seu país de destino. Isso porque o Brasil é o único país do mundo que utiliza o Real, então você não conseguirá pagar nada com a nossa moeda durante a sua viagem internacional. Por isso, já comece a acompanhar a cotação da moeda do local que você vai visitar, para conseguir aproveitar os valores mais baixos. Inclusive, não é recomendado usar cartão de crédito durante as viagens internacionais – salvo em caso de emergência – pois as taxas de conversão acabam ficando bem mais altas.