Viajar barato pode parecer impossível, mas estamos aqui para provar que não é! Não há dúvidas de que todo mundo ama viajar. O que acontece, muitas vezes, é que algumas pessoas acabam ficando em casa por não acreditarem que dá pra fazer viagens mais baratas. E se eu te contar que é possível viajar com pouco dinheiro, você acredita? Confiram algumas dicas simples que separamos para vocês:
1. Confira as promoções pelo Skyscanner


O Skyscanner está disponível nas versões Web e App e permite consultar passagens, hospedagem e aluguel de carros para encontrar os melhores preços disponíveis!
Basicamente, ele pesquisa para você as opções disponíveis na internet e aponta qual está mais barata, redirecionando para o site em que você pode realizar a compra de forma segura.
Assim, se você pretende viajar, é só pesquisar o local de destino pelo skyscanner, inserindo as datas escolhidas, que você encontrará as melhores opções. Ah, o melhor: se ativar as notificações, você será avisado por e-mail ou pelo app quando os preços aumentarem ou diminuírem, para garantir a compra com o valor mais baixo possível!
2. Planeje sua viagem com antecedência
Quanto mais próximo da data de viajar, maior a tendência de que os valores sejam mais altos, principalmente se você quiser aproveitar algum feriadão. Então, uma das estratégias para conseguir preços bons é comprar com antecedência, pois, além de encontrar preços mais baixos, você pode pagar de forma parcelada, se assim preferir, e viajar com tudo pago!
3. Procure informações sobre o transporte público na cidade para a qual deseja viajar


Pense nos locais que deseja visitar e verifique a possibilidade de usar o transporte público de onde você estiver. O Google Maps e o Moovit são plataformas que ajudam nessa consulta.
Basta inserir o endereço do hotel onde for se hospedar e o local que deseja visitar, que aparecem as opções de ônibus e metrô que podem te levar até lá, inclusive com as previsões de horário. Assim, fica muito mais barato se locomover!
Você pode deixar para usar as opções de táxi e uber quando for para locais não alcançados pelo transporte público ou quando precisar sair em horários mais perigosos, durante a noite ou de madrugada.
Além disso, preparar um roteiro de viagem é essencial para reunir pontos turísticos que sejam próximos para um único dia, de forma que, além de gastar menos tempo para ir de um lugar até outro, o transporte fique mais barato. Às vezes é possível até mesmo ir a pé!
4. Escolha opções de estadia baratas e bem localizadas
Nem sempre hotéis mais baratos são a melhor opção, se forem muito distantes do centro da cidade. Isso porque você vai querer sair para conhecer os pontos turísticos e, se ficar muito longe, vai acabar gastando mais com o transporte.
O ideal é escolher hotéis ou hostels que tenham uma boa localização, unindo o custo-benefício. Além disso, escolher um lugar que ofereça café da manhã também vai te ajudar a economizar, já que é menos uma refeição para fazer em cafeterias ou restaurantes.
5. Encontre passeios gratuitos
A maioria das cidades oferece passeios gratuitos, como museus (que às vezes possuem dias da semana em que a entrada é gratuita) e passeios naturais (praias, cachoeiras, rios, trilhas…). Aqui, mais uma vez, fica clara a importância de planejar a viagem com antecedência e pesquisar as opções de passeios gratuitos, para incluí-los no roteiro da viagem de acordo com a disponibilidade de cada lugar.
*DICA BÔNUS*
Confira com o seu banco se existe algum programa de milhas que você possa utilizar. Existem vários no mercado, como o Livelo, o Smiles e o C6, para os adeptos aos bancos digitais. Dessa forma, com as suas despesas do dia a dia feitas no cartão de crédito, você ganha pontos que podem ser trocados por passagens ou hospedagem nas próximas viagens!