A vida adulta tem amedrontado toda uma geração. Afinal, quem quer ter obrigações de um adulto? Contas, horários, trabalho, rotina, autocuidado, saúde, afazeres domésticos… Quando somos crianças, queremos acelerar o tempo, se pudéssemos pularíamos dos 10 para os 20 anos, com certeza. Depois, aos 30 anos, queremos desacelerar, não é mesmo? A responsabilidade e os compromissos da vida adulta nos fazem questionar se a liberdade, que vem com ela, realmente vale a pena. E assim temos toda uma geração de jovens adultos que adiam a saída de casa, a fim de atrasar a hora de viver como os pais.
Mas não tem jeito: a vida adulta chega para todos. E, se você quiser um conselho, quanto mais cedo ela chegar (depois dos 20 anos), melhor! Está na iminência da vida adulta? Então, confira agora 5 verdades difíceis que você precisa saber sobre ela!
5 verdades difíceis sobre a vida adulta

1. Se você não souber lidar com dinheiro, ele vai faltar para necessidades básicas
Saber lidar com dinheiro é uma questão universal. Afinal, com tantos incentivos ao consumo, vivemos sob as pressões da necessidade de poupar, de um lado, e da vontade de gastar, de outro. Mas, quando se fala em vida adulta, saber lidar com dinheiro é mais que uma questão de poder usufruir dos lazeres de uma vida digna.
Saber lidar com dinheiro, na vida adulta, é uma necessidade de ordem primária, pois, quando se paga as próprias contas, organização financeira não é uma opção, mas um imperativo. Isso porque, se você não tiver controle em relação ao que você gasta, vai faltar dinheiro para custear suas necessidades básicas, como aluguel, alimentação diária, etc. Portanto, aprenda a ter organização financeira para ontem, a fim de ter uma vida, financeiramente, digna.
2. Adulto sem rotina é adulto sem objetivo
Você conhece adultos que dormem de madrugada e acordam ao meio dia? Com certeza, sim, não é? Afinal, depois que sair de casa deixou de ser liberdade para virar solidão, o jovem adulto tem adiado cada vez mais este abandono às comodidades da casa dos pais. Com isso, tem sido muito comum ver homens e mulheres adultos, morando com os pais, e tendo uma rotina de adolescente, ou seja, sem preocupações com afazeres domésticos, sem senso de autocompromisso e tudo mais que caracteriza esta fase infanto-juvenil.
Ocorre que, em termos bem práticos, ser adulto é ter o que fazer e fazer, o que exige rotina. Por isso, essa coisa de tomar café da manhã às 12h e jantar de madrugada é coisa de gente sem rotina. E, você saber, gente sem rotina é gente sem direção. Isso porque, quando se tem um objetivo, a primeira coisa que ajustamos a ele é a nossa rotina. Veja o caso dos concurseiros e atletas, por exemplo: acordam sempre no mesmo horário, fazem sempre a mesma coisa, em busca da realização do objetivo.
3. Muita gente não caberá mais em sua vida adulta
Outra verdade difícil da vida adulta é que muita gente irá embora de sua vida. Na verdade, as pessoas vão embora o tempo todo. Mas acontece que, quando somos adultos, estamos mais atentos a esses abandonos. Por isso, dói. Você também irá embora da vida de muita gente por, simplesmente, não caber mais lá. E tudo bem! Somos de fases, como a própria vida. Precisamos, por isso, aprender a encerrar ciclos. Aliás, saber encerrar ciclos é algo que faz muito parte da vida adulta. Encerra-se ciclos o tempo todo, com os outros e consigo também. A boa notícia é que nunca será o fim do mundo.
4. É preciso saber fazer escolhas e ter prioridades
Você conhece alguém que quer ter coisas grandes, mas não quer pagar o preço? Por exemplo: quer passar em um concurso, mas não quer sentar a bunda para estudar todos os dias; quer ser o melhor jogador de futebol, mas não quer acordar cedo, treinar e comer bem todos os dias. Conhece alguém assim? Quem não, não é? Pois é!
Essas pessoas ainda não conseguiram aceitar a vida adulta e, por isso, agem como se pudessem fazer escolhas sem ter de suportar o ônus delas. E ônus, meus caros, é algo muito presente na vida adulta. Afinal, qualquer que seja a sua escolha, enquanto adulto, ela lhe tratá bônus e ônus.
Quer ter uma vida confortável no futuro? Terá de trabalhar muito na juventude. Quer viver intensamente a sua vida no auge da juventude? Terá de trabalhar muito no futuro. Assim é a vida, sem rodeios e sem anestesias. Por isso, é preciso saber fazer escolhas, a fim de se ter prioridades, pois são elas que nos orientam em direção ao que queremos conquistar na vida.
5. Você é o único representante do seu sonho
Esta verdade aqui não pode ser encaracada até com uma certa segurança. Afinal, se você é o único representante do seu sonho é por que ninguém, além de você, será capaz de poder te atrapalhar. Se para você isso soa pesado, acostume-se. A vida adulta é sobre dançar com pesos, levá-los para passear e aprender a caminhar com um novo equilíbrio. Afinal, ser adulto é encarar o fato de que é só você contra você, mas pode ser também só você por você. Seja como for, abrace o caos da liberdade e tente, minimamente, organizá-lo em benefício próprio. É neste momento que eu indico Emicida para vocês, saca só isso aqui. E isso aqui também!