É Potterhead de carteirinha? Então veja se você conhece esses feitiços de Harry Potter e para que eles servem.
Quem nunca sonhou em ir para Hogwarts e atravessar a plataforma 9 3/4? A História fantástica do bruxinho que sobreviveu encantou e encanta gerações. A habilidade de JK Rowling em criar um mundo nos mínimos detalhes é o que mais encanta o público. Podemos ver isso com toda a certeza nas magias usadas pelos personagens, então a pergunta que não quer calar é: Você conhece esses feitiços de Harry Potter?
1- Accio

Utilizado por Harry no livro e filme 4 “Harry Potter e o Cálice de Fogo” na eletrizante prova do dragão, onde convocou uma vassoura para escapar. Accio do latim “eu convoco” serve para chamar objetos até o bruxo que os convocou. O feitiço não funciona em pessoas ou seres vivos, mas pode convocar peças de roupas e objetos pessoais destes. A distância que o feitiço funciona depende do poder e da habilidade do bruxo.
2- Expelliarmus

Muito utilizado em duelos em toda a série, como diz Harry no livro 5 “A ordem da Fenix” é o carro chefe de qualquer bruxo sério. Expelliarmus a saber, desarma seu oponente o deixando sem a varinha e tornando o bruxo responsável pelo desarme o novo dono de sua lealdade.
3- Lumos

Esse é um dos feitiços mais simples que tem a função de invocar luz na ponta da varinha. Vemos ainda Harry invocá-lo no livro 3 “Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban” para estudar sob as cobertas escondido dos tios. Ele possui a variação Lumos Máxima que intensifica luz e pode ser revertido com o “Nox” que trás de volta a escuridão.
4- Aguamenti

Esse é na verdade um feitiço bastante útil, principalmente se você estiver no meio de um deserto. Aguamenti conjura água potável no fluxo e quantidade que o bruxo desejar. Foi utilizado no livro 6 “Harry Potter e o Enigma do príncipe” na caverna após Dumbledore e Harry conseguirem recuperar o medalhão, uma das horcrux.
5- Legilimens

Já parou para pensar, o que se passa na cabeça dele? Pois esse feitiço da oclumência serve exatamente para isso. Para dar aquela espiadinha nas memórias alheias. No entanto, se acha que você pode andar livremente de uma mente para outra está muito enganado. Principalmente bruxos mais poderosos possuem táticas para manter sua mente protegida.
6- Expecto Patronum

Esse feitiço avançado invoca um espírito guardião sempre em formato de animal que protege o bruxo de dementadores e outros seres das trevas. A magia exige concentração em memórias felizes. Quanto mais feliz a memória, mais forte o patrono.
7- Obliviate

Feitiço para apagar total ou parcialmente a memória de alguém. Essa magia nos rendeu uma cena extremamente comovente em “Harry Potter e as relíquias da morte” quando Hermione lança obliviatte sobre seus pais para esses se esquecerem dela, tudo para mantê-los seguros durante a guerra bruxa e para que não sofressem caso ela não voltasse.
8- Wingardium leviosa

É leviosa e não leviosá! Você provavelmente se lembra dessa cena e também que deve girar e sacudir para fazer objetos levitares. Como Harry e seus amigos na aula do professor Flitwick em “Harry Potter e a Pedra Filosofal”
9- Aparatação

Feitiço de transporte que nos é apresentado em Harry Potter e a pedra filosofal já no começo da história quando Dumbledore aparata em frente a casa dos Dursley. Segundo a série só é permitido aparatar a partir partir 16 anos, pois o feitiço exige grande habilidade e concentração do bruxo que o utiliza. Aparatar somente metade do corpo nas primeiras tentativas é muito comum.
10- Alohomora

Esqueceu a chave de casa? Sem problemas, desde que você esteja com sua varinha, é claro. Alohomora destranca portas trancadas a chave e outras travas físicas, no entanto, não funciona se utilizados feitiços específicos para selar a passagem.
E então? Você conhece esses feitiços de Harry Potter? Qual queria poder fazer?
Por fim, leia também: Os 10 melhores personagens da Marvel