Você conhece o anel inteligente da seleção brasileira de futebol?

-

Você já viu falar no anel inteligente da seleção brasileira? Bom, trata-se de um recurso tecnológico, utilizado pela comissão técnica de Tite, que tem a finalidade de monitorar a recuperação dos jogadores. A preocupação maior com a recuperação dos atletas ocorre em virtude do curto tempo de intervalo entre um jogo e outro na Copa do Mundo deste ano, no Catar. Há jogos, já na primeira rodada, para os quais os atletas terão apenas dois dias de intervalo.

Por isso, Tite, que já afirmou ser esta a sua última vez no comando da seleção brasileira, está atento a questão da recuperação dos seus jogadores. Mas não só isso! Outro fator relevante é que a maioria dos jogadores da seleção jogam na Europa, logo, estão mais ambientados a lugares frios. No Catar, entretanto, a coisa vai ser bem diferente! A temperatura, no país, é tão alta que o Catar já noticiou que seus estádios terão ar condicionado, a fim de refrescar os jodores, em campo, e os atletas nas arquibancadas.

Anel inteligente da seleção
Anel inteligente da seleção brasileira de futebol

Mas, enfim, dito tudo isso: o que faz, de fato, esse anel inteligente da seleção brasileira?

Este anel tem a finalidade de monitrar e controlar a qualidade do sono dos jogadores, basicamente. A CBF decidiu investir nesta tecnologia, enquanto parte da estratégia brasileira para o Hexa tão esperado que pode vir, finalmente, neste ano.

O anel inteligente da seleção é um objeto leve que possui diversos sensores internamente. Por meio deles, é possível acompanhar a frequência cardíaca, a temperatura corporal, o tempo de sono, etc. Além disso, a comissão técnica da seleção brasileira alertou, ainda, para o papel educativo do anel.

Isso porque, na medida em que os jogadores sabem que são monitorados, tendem a guardar mais seu cansaço e a qualidade do seu sono. É o que confirma Fred, do Manchester United:

“O anel me obrigou a ser mais disciplinado. Nunca dormi mal, mas, com a rotina, a gente não consegue controlar tanto. Agora tenho a disciplina: ‘Ah, essa noite sei que dormi oito horas no mínimo’, que é ideal. ‘Essa noite dormi sete, preciso melhorar, me organizar melhor para levar os filhos na escola'”.

Bruno Guimarães com o anel inteligente da seleção brasileira

Onde ficam armazenados os dados coletados pelo anel inteligente da seleção?

As informações acerca de cada atleta podem ser acessadas, em tempo real, em um aplicativo ao qual tanto a comissão técnica, quanto os próprios jogadores têm acesso. Por isso, o papel educativo do anel inteligente acaba surtindo efeito educativo, já que os próprios jogadores têm acesso aos seus dados.

O que é feito com as informações coletadas pelo anel inteligente da seleção?

Como se trata de uma ferramenta de monitoramento, o anel é usado para que suas informações possibilitem, à comissão técnica, a escolha das melhores táticas para a recuperação dos jogadores. Como a seleção adotou a estratégia da higiene do sono, há toda uma preparação para não atrapalhar o descanso dos jogadores.

Para se ter uma ideia, a comissão técnica de Tite foi até o hotel em que os jogadores ficarão hospedados, a fim de verificar a qualidade das acomodações. Além de um bom colchão, ténicas utilizadas para garantir um excelente sono – e consequentemente, uma rápida recuperação – são, por exemplo: manter o quarto escuro, sem luminosidades e com boa temperatura; não fazer uso de eletrônicos, nem de televisão, o que será um verdadeiro desafio, etc.

Quando começa a Copa do Mundo de 2022 para o Brasil?

A Copa deste ano, no Catar, para a nossa seleção, começa no dia 24 de novembro. A seleção brasileira irá estrear contra a Sérvia, no Estádio de Lusail. A lista de todos os convocados tem data para sair: dia 7 de novembro!

E aí, o que achou do anel inteligente da seleção brasileira de futebol? Agora vai? Deixe seu comentário!

Veja também: 6 jogadores de futebol mais bonitos do Brasileirão.

Posts relacionados

Responder

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga-nos

410SeguidoresSeguir
Publicidade

Mais posts